Tem dúvidas sobre seu relógio?

O que é Cronógrafo?
Cronógrafo é um relógio convencional, com horas e minutos, que contém um mecanismo adicional controlado por botões, para iniciar, parar e resetar um ponteiro de segundos normalmente localizado no centro do mostrador. A maioria dos cronógrafos também conta com acumuladores que registram a passagem dos minutos e, às vezes, horas. Quando o botão para resetar é pressionado, o ponteiro de segundos, assim como os acumuladores, voltam para a marcação inicial. Dependendo da freqüência do balanço, cronógrafos mecânicos podem medir até frações de segundo.
Cronógrafos progressivos são os mais comuns, simplesmente medem o tempo crescente, ou seja, iniciando-se do tempo zero. Muitos possuem o opção de pausar a contagem, para registro temporário (por exemplo: a volta de uma corrida), e continuar normalmente como se não estivesse pausado, para marcar o tempo final.
Cronógrafos regressivos são muito raros. Funcionam tal qual um cronógrafo comum, só que ao contrário. Neste, o operador escolhe um intervalo de tempo e liga o mecanismo, quando chega o fim da contagem, o relógio emite um sinal audível, como forma de indicação.

O que é Cronômetro?
Se formos definir de forma genérica, cronômetro seria todo instrumento mecânico de precisão, para medir intervalos de tempo com aproximação de décimo de segundo ou menos.
No mundo dos relógios, cronômetros são apenas os modelos que cumprem os requisitos mínimos impostos por um corpo independente, que os analisa e qualifica. Esse "laboratório de testes" se chama COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres), o escritório suíço oficial para medições dos cronômetros.
Para ser considerado um cronômetro, um relógio é submetido a medições durante 16 dias, em cinco diferentes posições: com o mostrador na vertical e coroa para esquerda, coroa para cima e coroa para baixo, e mostrador na horizontal para cima e para baixo; e em duas temperaturas: 23,8º e 38ºC. A cada tomada de tempo nessas posições é verificado se o cronógrafo tem perda de precisão. Ao passar por estes testes ele recebe seu certificado, transformando-se num cronômetro.
Para resumir: ao comprar um relógio que se anuncia como cronômetro você deve exigir a comprovação do certificado do COSC. Afinal, todo cronômetro é um cronógrafo. Mas nem todo cronógrafo pode ser considerado um cronômetro.

O que é Taquímetro?
É uma espécie de régua de cálculo onde é efetuada a leitura direta na escala onde será visualizada a velocidade em quilômetro/hora (ou milhas, conofrme a escala do relógio).
É a função encontrada em alguns relógios, onde há uma escala que permite medir a velocidade. É possível medir a distância por tempo percorrido através do ponteiro, que leva para percorrer uma determinada distância no mostrador, previamente conhecida e determinada, nos dá a velocidade direta, sem necessidade de calculo.
De forma genérica, funciona assim:
- Tenha como padrão uma distância à percorrer de 1 km para leitura direta na escala, para outras distâncias, há necessidade de efetuar cálculos.
- Zerar o cronógrafo.
- Iniciar a marcação do tempo.
- Percorridos a distância de 1 km, pare o cronógrafo.
- O ponteiro de segundos estará indicando na escala do taquímetro a velocidade média em km/h ou m/h.

Como funciona os relógios solares?
Os relógios solares possuem uma fotocélula que capta a energia luminosa do ambiente externo, seja ela natural ou artificial, e transforma em energia armazenada para ser reutilizada.
Esses relógios possuem um sistema de bateria recarregável que armazena a energia toda vez que houver presença de luz e a carga não estiver completamente cheia. Há também um protetor de sobre carga, que evita danos à bateria quando estiver cheia.
A troca da bateria será necessária apenas em casos extremos de injúrias, ou danificação pela entrada de água, etc. Com o uso normal, não necessita de troca.
Em média, o tempo de funcionamento de uma carga cheia deste tipo de energia, dura 6 meses.
Quando a energia estiver baixa, o ponteiro dos segundos começará a se movimentar em intervalos de 2 segundos.

Como prolongar a vida útil de seu relógio?
- Não puxe ou gire a coroa com as mãos molhadas.
- Não acione os botões quando o relógio está molhado, pois entrará água nesses locais.
- Não molhe com água quente, pois prejudica as borrachas de vedação.
- Evite choque térmico (quando está com ele no sol quente e entra na água fria, ou quando mergulha a mão dentro de uma caixa com gelo).
- Evite exposição a produtos químicos (benzina, álcool, mercúrio, gasolina, ácidos, diluentes, detergentes, sabão em pó etc).
- Alguns produtos de beleza como cremes corporais, produtos para cabelo e esmalte podem alterar a cor do relógio, pois apresentam químicos.
- Não deixe seu relógio exposto ao sol por muito tempo ou em lugares de alta temperatura.
- Evite contato com campos magnéticos (ímãs, aparelhos de saúde magnéticos, alto falantes, radiologia, eletrodomésticos, etc).
- Evite choques bruscos.
- Quando o relógio entrar em contato com água salgada lavá-lo com água doce.
- Se entrar água no relógio, leve-o mais rápido possível à relojoaria. Fique usando no pulso até levá-lo.
 
Como verifico se meu relógio é "à prova d'água"?
Os dizeres "à prova d'água", "resistente à água" e "water resistent" são equivalentes.
O termo "à prova" significa a resistência de um material à uma certa substância, independentemente da circustância que se encontra.
Por esse fato, utilizamos o termo "resistente", que neste caso indicamos o grau de resistência que o material (relógio) têm em relação à penetração da substância (água), medidos em metros de profundidade ou pressão atmosférica (atm).
Procure pela inscrição water resistant (wt) no mostrador ou no parte de trás do relógio e veja o nível de resistência que o relógio pode resistir (30m ou 3atm, 50m ou 5atm, 100m ou 10atm, etc.).
- Relógios que resistem até 30m ou 3atm - para contato ocasional com água (piscina, chuva, banho)
- Relógios que resistem até 50m  ou 5atm - permite contato moderado diário com água (lavagem, natação)
- Relógios que resistem até 100m ou 10atm - adequado para mergulho de profundidade e esportes marítimos.
- Relógios que resistem acima de 100m ou 10atm - adequado para mergulho profissinal sem tanque de ar. Geralmente são de titânio com funções específicas.
Após o contato com água salgada, lave-o com água corrente e limpe-o com um pano.
 
Meu relógio está adiantando/atrasando.
A tolerância especificada para relógios quartz é de aproximadamente 15 segundos por mês. Lembre-se que durante a exposição do relógio a fortes campos magnéticos (imã, alto-falante, etc) o mecanismo pode parar momentaneamente, dando a impressão de o relógio estar atrasando.
 
Meu relógio está protegido contra quedas?
O relógio pode resistir a pequenas quedas, porém algumas peças são muito delicadas e estão sujeitas à quebra em caso de quedas bruscas ou grandes impactos.
 
O ponteiro de segundos do meu relógio começou a andar duas casas de cada vez.
Este movimento indica que a bateria dele está acabando. Vá ao posto de assistência técnica mais perto de sua casa para trocá-la.

REPOSIÇÃO DA PILHA
Quando se instala uma pilha nova, o relógio deverá funcionar por aproximadamente 2 anos (em condições normais de uso).
A pilha do seu relógio poderá esgotar-se antes de 2 anos após a compra, por se tratar de uma pilha-monitora, instalada pela fábrica a fim de verificar todo o funcionamento do relógio. Troque a pilha quando o relógio parar de funcionar.
Não deixe uma pilha vazia no relógio por muito tempo, poderá ocorrer vazamento e prejudicar o bom funcionamento do mesmo.
Deverão ser instaladas sempre pilhas originais.
A pilha-monitora não está incluída no preço original do relógio, portanto, deverá ser paga pelo comprador mesmo que ela tenha se esgotado dentro do prazo de garantia.
A garantia dos relógios são para defeitos de fabricação do relógio. As pilhas são terceirizadas e a garantia não cobre.